VINHO OFICIAL DA COPA DO MUNDO - FIFA será lançado no Rio de Janeiro



RECEBO CONVITE E PUBLICO


C O N V I T E  PARA  IMPRENSA

DEGUSTAÇÃO DO VINHO LICENCIADO OFICIAL DA COPA DO MUNDO DA FIFA 2014™
Enóloga Monica Rossetti e  Juliano Carraro, produtor, irão receber os jornalistas na Fifa Megastore do Rio de Janeiro
Em comemoração ao final do Mundial, a vinícola boutique Lidio Carraro tem o prazer de convidar para a degustação do Vinho Licenciado Oficial da Copa do Mundo da FIFA 2014™, o FACES, no sábado (dia 12/07), às 11h30, na Fifa Megastore do Rio de Janeiro (em frente à Fanfest).  Neste grande momento do futebol, a enóloga Monica Rossetti  e  Juliano Carraro, produtor,  serão os anfritriões da celebração. Os rótulos tinto, branco e rosé são o grande legado da Copa para o setor vitivinicultor do Brasil. O FACES já está presente nos continentes americano, europeu e asiático, em países como a França, Inglaterra, Dinamarca, Japão, Bélgica, Canadá, Finlândia, entre outros.

FACES , 11 UVAS EM CAMPO: O VINHO QUE É UM TIME NA TAÇA
Vinho Licenciado Oficial da Copa do Mundo da FIFA 2014™
O rótulo tinto do FACES, o Vinho Oficial Licenciado da Copa do Mundo FIFA 2014™, produzido com 11 uvas de diferentes terroirs, é uma homenagem da vinícola Lidio Carraro ao futebol. O esquema  tático 4-4-2 , adotado pela enóloga Monica Rossetti, já faz gols em muitos países dos continentes americano, europeu e asiático. Impulsionada pelo inédito projeto enológico, a Vinícola Boutique do Vale dos Vinhedos (RS), maior região produtora de vinhos do País, está  mostrando ao mundo a qualidade do setor vitivinicultor brasileiro com um vinho que tem a cara do Brasil: jovem, alegre, criativo e descontraído.
A Copa do Mundo é o momento de maior visibilidade que o Brasil já recebeu em sua história. O projeto da linha FACES, Vinho Licenciado Oficial da Copa do Mundo da FIFA 2014™, é um exemplo de como é possível crescer e conquistar visibilidade internacional em um setor que busca reconhecimento pela sua qualidade.
A Lidio Carraro Vinícola Boutique, em parceria com a FIFA, mergulhou fundo no desafio de criar um vinho perfeitamente alinhado ao conceito do campeonato e encarou a responsabilidade de levar a imagem do vinho brasileiro para o resto do mundo. Para responder as expectativas, a vinícola desenvolveu um novo vinho que represente uma das caracteristícas mais marcantes do Brasil: a diversidade. Esta temática inspirou o nome do vinho, simbolizando as várias etnias que formam o Brasil, as várias faces que identificam o jeito brasileiro de ser. Em sintonia com este conceito, a Diretora Técnica da Lidio Carraro, Monica Rossetti, desenvolveu um estudo específico para conceber cada vinho e refletir os adjetivos que povoam o imaginário coletivo quando se pensa em Brasil: alegria, descontração e vibração. “Foi uma maneira de valorizar o vinho identificando-o com o seu território. É importante que, além de qualidade, o vinho tenha identidade própria e seja relacionado com a sua origem. Outro ponto fundamental do projeto é o binômio qualidade e preço, buscado para que a linha FACES permita um consumo acessivel e frequente”, complementa Monica, também responsável  pela criação dos premiados vinhos premium e top premium da Lidio Carraro.
Originalidade brasileira – uma coleção de vinhos do Mundial
Em homenagem ao futebol, o tinto FACES traz 11 variedades de uvas e o “esquema tático” escolhido é o 4-4-2. Para o “ataque” foram escaladas as uvas Merlot e Cabernet Sauvignon, que identificam melhor o aroma e tem maior participação no corte. No “meio-campo”, as uvas Pinot Noir, Tempranillo, Touriga Nacional e Teroldego conferem complexidade aromática e volume de boca. A “defesa” conta com as uvas Tannat, Nebbiolo, Ancellota e Alicante, que dão estrutura ao vinho e por fim, no “gol”, está a uva Malbec, responsável pelo retrogosto final. Já o FACES branco, faz uma celebração às raízes da vitivinicultura ao escolher as três uvas brancas mais cultivadas em solo gaúcho: Moscato, Chardonnay e Riesling Itálico. E o rótulo rosé, elaborado com as uvas Pinot Noir, Merlot e Touriga Nacional, teve como inspiração a descontração e a alegria de viver dos brasileiros. É um vinho sedutor já pela sua cor rosa salmão, possui uma garrafa mais leve e de prático manuseio, com abertura em tampa de rosca, e convida a uma degustação versátil.
A partir do criativo e inovador projeto, a Lidio Carraro vem colhendo vitoriosos frutos no ano que coincide com a comemoração de seus 10 anos de mercado. Para brindar à data, a vinícola também criou o Vinho Ícone da COPA, o  LIDIO CARRARO WORLD CHAMPION FIFA WORLD CUP 2014 BRAZIL™, um lote exclusivo de 2.014 garrafas em embalagem diferenciada com medalha banhada a ouro, produzido com a safra de 2008, conhecida como a “Grande Vindima”, e dedicado aos “grandes campeões”, uma homenagem da família Lidio Carraro às pessoas que construíram uma história exemplar de vida.

“A coleção dos vinhos da copa do mundo são uma oportunidade para ampliar a experiência dos consumidores com o vinho brasileiro e fortalecer o conceito de qualidade e originalidade dos nossos vinhos em âmbito nacional e internacional. Este é o maior benefício que o vinho da Copa pode trazer para a empresa e para o setor vitivinícola do país”, declara Monica  Rossetti.



Reconhecimento Internacional

Por sua diferenciação, o FACES já esta sendo comercializado nos continentes americano, europeu e asiático. Na França, pode ser encontrado na qualificada rede Monoprix, e na Inglaterra,  na rede de alto padrão Harvey Nichols. A vinícola do Vinho Oficial da Copa do Mundo da FIFA 2014™ foi a única brasileira convidada a participar do MidAtlantic Wine & Food Festival, evento da indústria vitivinícola, realizado no estado de Wilmington, nos Estados Unidos. Participou de diversos outros eventos internacionais do setor, como a 48ª edição da Vinitaly, a maior feira internacional de vinhos do mundo, realizada na Itália, o 33º Recontres Vinicoles, tradicional evento que acontece na França, e a 20ª edição da ProWein, mais importante feira do negócio de vinhos do mundo, realizada na Alemanha. Também harmonizou o cardápio dos restaurantes dos cruzeiros da finlandesa Viking Line pelo mar Báltico. Em terras brasileiras, no último mês os rótulos do FACES começaram a ser comercializados na rede Pão de Açúcar, a maior empresa varejista do Brasil.

O Vinho da Copa já recebeu elogios do especialista Nicolas Bourcier, do francês Le Monde, que descreveu o rótulo tinto como “um vinho de ourives, sublime, que fica na memória e se impõe naturalmente como um dos melhores do Brasil”. O premiado conceito Purista também conquistou o coração do especialista inglês Steven Spurrier, uma das maiores autoridades de vinhos no mundo.

Para a diretora de Marketing e Relações Internacionais da vinícola, Patricia Carraro, ser a vinícola escolhida para produzir o Vinho Oficial da Copa é uma oportunidade que reforça o conceito de qualidade e os diferenciais da vinícola e projeta a Lidio Carraro ao time das grandes marcas mundiais. “Fechamos importantes parcerias nacionais e internacionais, reforçamos nossa presença em segmentos de grande visibilidade, além de termos recebido destaques da crítica especializada do Brasil e do mundo”, comenta. “É um orgulho muito grande e uma enorme responsabilidade criar um dos símbolos que representa o Brasil neste momento em que todos os olhares estão voltados para o nosso país. É uma oportunidade para ampliar a experiência dos consumidores com o vinho brasileiro e fortalecer o crescimento do nosso setor em âmbito nacional e internacional. Este é o maior benefício que o vinho da Copa pode trazer para a empresa e para o setor vitivinícola do país”, diz.

No mercado interno, a Lidio Carraro incrementou sua participação na carta de vinhos dos melhores restaurantes e na seleção de rótulos das melhores lojas especializadas do país. Além disso, abriu importantes novas parcerias no segmento especializado do autosserviço, onde exclusivamente a linha FACES é disponibilizada. Os vinhos FACES já são encontrados nas principais redes regionais PREMIUM do autosserviço, assim como no Grupo Pão de Açúcar, a maior rede do varejo e líder nacional na venda de vinhos. “Diante deste novo cenário a Lidio Carraro fortaleceu sua estrutura comercial, uma grande herança da Copa do Mundo para a empresa, pois o sucesso do projeto FACES está proporcionando o fortalecimento de todo nosso portfólio”, comenta Juliano Carraro, diretor comercial.

Incremento nas exportações

Impulsionada pela visibilidade do FACES, no último ano a Lidio Carraro mais do que triplicou as suas exportações, chegando a 236%. No Brasil, o faturamento da vinícola alcançou o expressivo crescimento de 185% em 2013, quase três vezes mais do que o ano anterior. E somente nos cinco primeiros meses de 2014, a Lidio Carraro já exportou 90% do que esperava para o ano inteiro. Hoje, a linha FACES equivale a 34% do que a vinícola comercializa no exterior, e sua produção já chegou à marca de 600 mil garrafas. Em relação aos cinco meses de 2013, o crescimento das exportações foi quase sete vezes maior. (NM)
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