Sartori fala para empresários em São Paulo

Rio Grande do Sul: um Estado de frente para o futuro. Com esta temática, o governador José Ivo Sartori expôs o ambiente de negócios e as oportunidades estratégicas do Estado para um grupo de 80 empresários brasileiros, no Terraço Abril, em São Paulo, na manhã desta terça-feira (19). A programação integra o Ciclo de Palestras da Revista Exame, do qual já participaram os governadores Geraldo Alckmin (SP), Luiz Fernando Pezão (RJ) e Fernando Pimentel (MG).
Ao abordar o momento político, econômico e social, Sartori destacou que há um esgotamento de práticas, de modelos, de representatividade e de valores. "A crise é ampla, vai dos municípios ao mundo, passando por todos os estados brasileiros e pela União. Mas é preciso separar o joio do trigo, sem dar espaço para soluções tão fáceis quanto desastrosas. O Estado foi ficando fraco onde sua presença é essencial e excessivo onde, inclusive, poderia estar ausente", ponderou.
Por defender um novo tipo de relacionamento com a comunidade, Sartori salientou que o Estado deve servir à sociedade e, quando não puder ajudar, que pelo menos não atrapalhe. "Esta é a nossa diretriz. Tomamos a decisão política de enfrentar a crise estrutural com transparência. Temos compromisso com a verdade e não prometemos o que não se pode cumprir. Abrimos as contas públicas para todos os setores e em todas as regiões do Estado. Vamos fazer o que precisa ser feito", sinalizou.
Entre os motivos para investir no Rio Grande do Sul, o governador citou parques tecnológicos, berçários e distritos industriais estabelecidos, bons índices de qualidade de vida, localização estratégica e um setor produtivo forte, criativo e competitivo. "Este é o Rio Grande que dá certo, fruto do trabalho da sociedade gaúcha. Temos capital humano, mão de obra qualificada e boas universidades, inclusive com forte inserção regional. Buscamos adotar uma postura mais competitiva nas negociações de mercado e mais ágil nas decisões", ressaltou. 
Sartori falou também sobre o trabalho de gestão que vem sendo desenvolvido pelo poder público estadual, a fim de estabelecer um novo modelo de governança. "Esse processo começou em novembro, antes da posse. No próximo dia 21, teremos a assinatura do Acordo de Resultados com as secretarias estaduais, contendo cerca de 100 itens para acompanhamento de indicadores, metas e projetos, já em 2015. Realizamos uma centena de reuniões para selecionar prioridades em cada secretaria, promovendo a interlocução entre setores e a definição clara de responsabilidades", explicou.
O governador destacou ainda que é tempo de adotar uma nova postura política de relacionamento com a iniciativa privada, com base no diálogo e na parceria. "Um exemplo é o novo marco legal para parcerias público-privadas, que está sendo constituído sem preconceito ideológico. Já temos resultados práticos no que se refere à atração de investimentos, que, nestes primeiros cinco meses de governo, já somam mais de R$ 10 bilhões", disse Sartori ao informar que o trabalho segue nos próximos dias com a viagem de uma missão governamental à Alemanha e à França, para atrair novos investimentos ao Estado, em especial na área de tecnologia.
Ao final da palestra, Sartori colocou sua equipe à disposição do empresariado, para a identificação de novas oportunidades de investimentos. "Sabemos o tamanho do nosso desafio e assumimos nossa responsabilidade perante ele. Nosso objetivo é criar um novo ciclo de desenvolvimento no Rio Grande do Sul e melhorar a qualidade dos serviços públicos, especialmente para os que mais precisam. Vamos fazer o que precisa ser feito para plantar uma semente de mudança no Estado. Esperamos que vocês venham fazer o seu futuro conosco no Rio Grande do Sul", concluiu o governador.
Acompanharam Sartori os secretários estaduais de Desenvolvimento, Ciência e Tecnologia, Fábio Branco, e de Comunicação, Cleber Benvegnú. O governador foi recepcionado pelo presidente da Editora Abril, Alexandre Caldini, o presidente do Conselho de Administração do Grupo Abril, Giancarlo Civita, o presidente do Conselho Editorial, Victor Civita, o diretor editorial do Grupo Exame, André Lahoz, e o diretor superintendente, Rogério Gabriel Comprido.
Share on Google Plus

About Jornalista Valéria Reis

    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários:

Postar um comentário